fbpx

artesãos

São eles os mestres. Como um poeta brinca com as palavras, o artesão filigraneiro é o alquimista absoluto da sua arte.

os protagonistas da nossa história

Na Joalharia do Carmo, o palco é dado aos artesãos que acreditam e que persistem no ofício,
cada vez mais raro, da Filigrana feita à mão com técnicas e utensílios ancestrais.
É nas suas mãos que a magia acontece.
É das suas mãos que o ouro se transforma em arte: a autêntica Filigrana de Portugal Certificada.

o ourives

Executar a estrutura que compõe as peças de adorno ou de uso pessoal é o ofício do ourives. A sua arte começa na preparação da liga metálica, com a sua fundição.

Depois do metal fundido, o ourives vaza-o para uma rilheira, um recipiente para formar um lingote, passando depois o metal por sucessivos canais de estiramento num laminador, enquanto vai lubrificando a superfície com cera e puxando o fio através duma fieira de orifícios cada vez mais finos. Depois, a estrutura. O ourives molda o fio para montar e dar relevo à parede da armação, definindo os contornos externos e internos da peça, executando as nervuras de reforço dos vãos dispondo-as de forma artística. E volta à cena, já no fim do espetáculo.

Depois de cheias pelas enchedeiras, o ourives polvilha as peças com solda de prata ou de ouro, projetando fogo sobre o metal até que a solda atinja o ponto de fusão.

a enchedeira

Uma pinça, uma tesoura e fio de ouro ou prata são aparentemente as ferramentas necessárias para que as enchedeiras, geralmente mulheres, cumpram o seu papel na arte da criação de uma malha muito fina que preenche os espaços deixados vazios pelo ourives, na estrutura da peça.

Cada fio é cortado à medida e colocado meticulosamente, um a um, sob pressão, em modelos arredondados em forma de escamas, espirais, rodilhões, caracóis ou cornucópias: é o auge da gramática decorativa na Filigrana de Portugal Certificada.

A paixão, a paciência e a minúcia são virtudes raras, mas essenciais neste ofício. Eleva-se a enchedeira, que está para a Filigrana como a essência está para o perfume.